Top

Curso Agente Rural da Cultura da Mandioca da Produção ao Mercado

Neste dia 11 de Setembro teve o início do curso Agente Rural da Cultura da mandioca no Distrito de Gameleira do Assuruá no Município de Gentio do Ouro no Estado da Bahia, um curso com a execução da Empresa MARRIKAH Consultoria e Gestão Social com apoio da OMEGÁ ENERGIA em seu Programa de incentivo Da Raiz ao Grão. Os professores foram contratados por uma parceria entre a Cooperativa de Serviços Autônomos (COOMPLEMENTAR) e a Empresa MARRIKAH que presta serviços para OMEGÂ ENERGIA.

O curso terá 400 horas práticas e teórica com um cronograma extenso até 30 de novembro com aulas todo sábado e domingo e as práticas as quartas e quintas-feiras. Uma programação que vai capacitar e discutir toda cadeia produtiva da escolha das manivas plantio, manejo, agroindústria e comercialização e mercado. Serão dez módulos a saber: 1º Administração e Economia Rural. Planejamento, Gestão, e Gerenciamento da Cultura da Mandioca, produto, subprodutos, casa de farinha; 2º 3° e 4º Cultura da Mandioca – Do plantio a colheita, manejo, alimentação animal com resíduos da mandioca, tratos culturais – toda cadeia produtiva; 5º Agroindústria boas práticas, legislação ambiental e sanitária; 6º Associativismo e Cooperativismo – Produtores de Mandioca e seu Processamento; 7º e 8º Empreendedorismo, Viabilidade Econômica, Comercialização e Mercado dos produtos da cultura da mandioca e 9º e 10º Oficina de Construção de um Projeto Produtivo e da Cooperativa da Cultura da Mandioca. Nesta sexta-feira dia 11 de setembro, no sábado (12) e domingo (13) foi ministrado o módulo 1º em sua parte teórico/prática e na quarta-feira e quinta-feira teremos a parte prática, para tanto foi dividido os participantes em três grupos e cada grupo recebeu o nome e foi constituída uma empresa para curso, onde será trabalhada toda parte prática com as três empresas, com a produção de gêneros alimentícios além da mandioca, organização de eventos com as três empresas e as viabilidades econômicas dos produtos e os planos de negócios, aplicação da teoria na prática. A previsão de conclusão do curso será 30 de novembro.

Projeto coordenado pelo Prof. Dr. Medson Janer da Silva na COOMPLEMENTAR e Prof. MSc. André Luis Lima Batista Sales e Engenheira Ambiental Suelen Azevedo Brito todos da COOMPLEMENTAR além de Prof. Dr. Cesar Antunes Professor da UNEB convidado nas palestras.

 

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website