Top

Grandes empresas, grandes cooperativas

As cooperativas, sociedades de natureza civil sem fins lucrativos, geridas de forma democrática e participativa em prol dos interesses econômicos e sociais dos seus cooperados, estão entre as maiores empresas do Brasil.

A economia brasileira conta com uma importante alavanca ao seu desenvolvimento. Mesmo em meio a uma crise financeira, as cooperativas, bem como as grandes cooperativas, associações de pessoas com interesses em comum, organizadas economicamente de forma democrática, ou seja, que contam com a participação de todos os cooperados, estão entre as maiores empresas do País.

Para se ter uma ideia, o ranking Valor 1000, criado pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Serasa Experian e Fundação Getúlio Vargas, mostra que diversas cooperativas brasileiras estão na lista das mil maiores empresas do País. Inclusive, nos setores de açúcar e álcool e agropecuária, elas ocupam o primeiro lugar, representadas pelas cooperativas Copersucar e Coamo, respectivamente.

Outro dado interessante é que, em todo o País, aproximadamente 50 milhões de cidadãos estão ligados ao movimento cooperativista, responsável pela criação de milhares de postos de trabalho.

Grandes cooperativas do Brasil

Como você pôde ver até agora, as cooperativas têm um papel de destaque na economia brasileira. Elas empregam mais de 360 mil pessoas e são responsáveis por aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Brasil. Esses são apenas alguns números do setor, que movimenta trilhões de reais todos os anos.

Fonte: Empresas e Cooperativas

No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website